Os clippers, especialmente os construídos na segunda metade do século XIX, foram talvez os mais belos navios já construídos e representaram o auge da engenharia marítima na "idade de ouro das velas”. O mais conhecido deles é, sem dúvida, "Cutty Sark". Este veleiro foi construído em 1869 a pedido especial do famoso armador escocês, Capitão John Willis, no estaleiro Clyde. A premissa do projeto era construir um navio capaz de derrotar o então mais rápido clipper "Thermopylae", lançado apenas um ano antes. Para atingir o objetivo pretendido, foram utilizadas as mais recentes tecnologias e materiais da mais alta qualidade. Paradoxalmente, foram os custos de materiais e mão de obra altamente qualificada que levaram a empreiteira original à falência e a construção teve que ser concluída por outro estaleiro vizinho. Quando a operação foi finalmente concluída com sucesso, obteve-se o navio mais rápido da época, que, graças à enorme área de navegação, atingiu uma velocidade superior a 17 nós. É claro que um desempenho tão exagerado não era apenas para servir a propósitos de propaganda, mas também para ser usado na prática. O trabalho de Cutty Sark era transportar chá da China para a Grã-Bretanha. O tempo desempenhou um grande papel aqui porque quanto mais rápido a colheita fresca fosse entregue no mercado de Londres, maior o preço. A cada ano, a viagem da China era uma verdadeira corrida e ao mesmo tempo um tormento para a tripulação, impiedosamente incitada pelo capitão, que, esperando recompensas financeiras e prestígio, mais uma vez tentava bater o recorde de velocidade. Os bons tempos para os clippers terminaram no final do século 19, quando eles não conseguiram mais lidar com a concorrência dos modernos navios a vapor. O Cutty Sark encontrou o destino de muitos outros navios altos. Em 1895, foi vendido a uma empresa portuguesa, onde serviu durante muitos anos de vagabundo, e depois de barcaça sem velas. Em junho de 1922, um lobo marinho aposentado, o capitão Dowman, comprou o navio em ruínas e o rebocou para a Inglaterra. Lá, após muitos anos de trabalho, o Cutty Sark foi restaurado à sua antiga glória, principalmente pela instalação de novas, embora de acordo com as velas originais, e em 1938 o Thames Nautical Training College em Greenhithe foi apresentado como um navio de treinamento. Em 1952, uma associação que trabalha para o Cutty Sark foi criada e foi por sua iniciativa que cinco anos depois o lendário veleiro finalmente encerrou sua carreira colorida e ancorado permanentemente no cais de Greenwich. Dados técnicos: Deslocamento: 2.100 t, comprimento: 85,1 m, largura: 10,9 m, calado: 6 m, velocidade: até 17,5 nós, tripulação: 28-35