Sendo o primeiro caça a jato operacional do mundo, o Messerschmitt Me262 foi um dos aviões mais avançados de seu tempo. O desenvolvimento deste avião começou em 1938 e o primeiro protótipo fez o seu voo inaugural (ainda propulsado por um motor a pistão) em abril de 1941. A primeira versão a jato voou em julho de 1942. A produção em grande escala começou em novembro de 1943, mas dois aspectos principais , um político e um técnico interromperam sua rápida introdução às unidades de combate da linha de frente. O fator político era que o avião deveria ser usado como bombardeiro rápido, em vez de caça, e levou até o final de 1944 e o início de 1945 até que fosse oficialmente permitido o uso desse avião como caça. O problema técnico era a confiabilidade e a disponibilidade dos motores a jato. Eles tiveram apenas uma vida útil de cerca de 10 horas de vôo e a produção nunca atingiu a produção necessária. As principais versões operacionais foram o interceptor Me262A-1A Schwalbe (Swallow) e o Me262A-2A Sturmvogel (Storm Bird). O Schwalbe foi construído em vários subtipos com instalações alternativas de armamento. Apesar de todos esses problemas, mais de 1400 aviões foram realmente construídos e colocados em serviço. Embora o avião não tenha sido tão manobrável quanto suas contrapartes acionadas por pistão, seu desempenho geral é superior a muitas outras aeronaves de seu tempo. Existem várias aeronaves em museus ao redor do mundo. comprimento: 10.60m Extensão da asa: 12.65m Altura: 3.83m Área da asa: 21.70 Peso total do medidor quadrado: 6.755Kg Peso vazio: 4.000Kg Motor: Jumo004B-1 X 2 Velocidade máxima: 870Km / h Alcance máximo: 1.050Km Serviço Teto: 11.400m Grupo: 1 Armamento: MK108 30mm X 4 Opção Armamento: R4M 55mm Orkan Rocket X 24