A English Electric Canberra era uma aeronave inovadora quando entrou em serviço no início dos anos 50. O Canberra estabeleceu e manteve muitos recordes de altitude, distância e velocidade em seus primeiros anos.
Além do amplo e longo serviço prestado à Royal Air Force, A English Electric Canberra foi exportada para muitos países, incluindo Austrália, Nova Zelândia, Suécia, França, Alemanha Ocidental, Índia, Paquistão, Rodésia, Etiópia, Argentina, Chile, Equador, Peru e Venezuela.
O B.2 era a versão bombardeira amplamente usada do Canberra. Essa variante também serviu de base para diversas variantes de bombardeiros de exportação, incluindo a licença construída no australiano B.20 (que incluía capacidade de combustível adicional nas asas) e o argentino B.62.
O histórico de serviço de Canberra foi notável em sua longevidade, desde a crise de Suez até o Vietnã até a Operação Telic no Golfo Pérsico. Os Canberra finalmente deixaram o serviço da RAF quando o PR.9 foi retirado em 2006.